A formação da Comissão de Segurança da AMA/Associação dos Moradores e Amigos da Auxiliadora, composta em 07/09.2021, visava discutir no bojo do Programa Vizinhança Segura as alternativas para minorar ocorrências de violência urbana no bairro Auxiliadora.
Após a revisão do modelo de rondas noturnas via contratação de empresa privada pela AMA, condenado pelo especialista de segurança, David Nahon, devido ao possível "Efeito Carrefour", na eventual hipótese de haver confronto físico do agente de segurança privado com meliantes, foi firmado termo de parceria institucional com a empresa ProteRisco, no dia 22/12/2021, que se dispôs a investir em protótipo com solução de tecnologia de inteligência artificial embarcada, para executar a Vigilância Colaborativa, no intuito de instituir Zonas de Segurança nos quarteirões por todo bairro.
O Programa Vizinhança Segura foi apresentado ao comandante Neves, do 11º BPM, ao comandante Severo, do 9º BPM e ao Coronel Ikeda, Secretário Municipal de Segurança, e obtive êxito ao angariar apoio institucional e operacional do Estado, tendo em vista que a Vigilância Colaborativa quer auxiliar as forças de segurança pública em suas ações ostensivas contra a criminalidade.
A testagem do equipamento ASTRO 4.0 teve início no quarteirão que compreende a 24 de outubro - Nova York - Mata Bacelar - Xavier Ferreira, pelo período de 07 a 15 dias, para que seja avaliado e ajustado às demandas técnicas para efetivo funcionamento do sistema.
Assim que finalizada a testagem e aprovado equipamento, a AMA promoveu o lançamento comunitário e público para apresentar aos moradores e comerciantes a Vigilância Colaborativa.
A Vigilância Colaborativa quer transformar os bairros em Zonas de Segurança, para devolver às pessoas o prazer da circulação no dia a dia e da convivência nas áreas públicas.
Vamos juntos colaborar com os agentes de segurança, para inibir as ocorrências de delitos e crimes na cidade!